Pular para o conteúdo principal

Instalado o Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN

A instalação oficial do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN, realizada nessa segunda-feira, 27, às 19h, lotou o auditório do Anexo B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Com uma grande participação de autoridades em direitos humanos, dentre os quais o representante da Coordenação Nacional dos Centros de Referência em Direitos Humanos da Presidência da República, José Rafael Miranda, o evento contou ainda com a participação de representantes do Governo do Estado, deputados, além de professores e alunos da Universidade.

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva Cruz disse, na abertura do evento, que a Instituição tem buscado, a cada dia, contribuir para que os direitos humanos “se exercites em nosso cotidiano”. 

“É possível avistá-lo na democratização crescente do acesso aos cursos, na busca incessante de dotar nossas instalações físicas de acessibilidade para os que têm necessidades especiais, no compromisso com a inclusão em toso os sentidos, no respeito inquestionável pela diferença, no estímulo à interdisciplinaridade que melhora e enriquece a condição humana”, disse.

Cipriano Maia de Vasconcelos, pró-reitor de Extensão da UFRN, afirmou que a instalação desse Centro mostra o compromisso da Universidade com essa causa, além de fortalecer outras iniciativas que a UFRN vem desenvolvendo nessa área. O DRDH, explicou o pró-reitor, contribui para o fortalecimento de uma rede em prol dos Direitos Humanos.

A Universidade, lembrou Cipriano, sempre esteve presente em todas as lutas pelos Direitos Humanos na cidade. E esse Centro de Referência, continuou, já começou tendo caminhado muito. “As pessoas que estão à frente já têm uma trajetória de luta”, afirmou.

O procurador geral de Justiça do RN, Manoel Onofre Neto, disse da alegria de partilhar da companhia da Universidade em diversos projetos, reforçada agora com o apoio “irrestrito” ao Centro de Referência em Direitos Humanos. “A luta não é fácil, pois falar de Direitos Humanos no Brasil não é fácil”, afirmou o procurador, que reforçou a disposição da Procuradoria de apoiar essa iniciativa.

Representante da Coordenação Nacional dos Centros de Referência em Direitos Humanos da Presidência da República, Rafael Miranda observou que o auditório lotado era um termômetro para medir o interesse das pessoas pelo tema. Ele falou da preocupação do Governo Lula e agora da Presidenta Dilma com a questão dos Direitos Humanos.

"A questão dos Direitos Humanos está sempre em evidência porque todos os dias você sai de casa e não sabe se volta para ela”, afirmou. Ele destacou ainda a necessidade de ampliar a discussão sobre o assunto para toda sociedade, pois “muitas pessoas não sabem o que significa ‘Direitos Humanos".

Rafael Miranda informou que existem no País 21 Centros de Referência em Direitos Humanos e a proposta é transformar isso numa grande rede, “um grande intercâmbio”. Tem que haver uma política de Estado para isso, defendeu Rafael.

Centro

O CRDH é um projeto de extensão da UFRN que conta com a cooperação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que visa a contribuir para o cenário de promoção dos Direitos Humanos no estado do Rio Grande do Norte através de atendimento interdisciplinar, jurídico e psicossocial e ações de Direitos Humanos nas comunidades em parceria com os movimentos sociais e o poder público.


Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE