Pular para o conteúdo principal

Instalado o Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN

A instalação oficial do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN, realizada nessa segunda-feira, 27, às 19h, lotou o auditório do Anexo B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Com uma grande participação de autoridades em direitos humanos, dentre os quais o representante da Coordenação Nacional dos Centros de Referência em Direitos Humanos da Presidência da República, José Rafael Miranda, o evento contou ainda com a participação de representantes do Governo do Estado, deputados, além de professores e alunos da Universidade.

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva Cruz disse, na abertura do evento, que a Instituição tem buscado, a cada dia, contribuir para que os direitos humanos “se exercites em nosso cotidiano”. 

“É possível avistá-lo na democratização crescente do acesso aos cursos, na busca incessante de dotar nossas instalações físicas de acessibilidade para os que têm necessidades especiais, no compromisso com a inclusão em toso os sentidos, no respeito inquestionável pela diferença, no estímulo à interdisciplinaridade que melhora e enriquece a condição humana”, disse.

Cipriano Maia de Vasconcelos, pró-reitor de Extensão da UFRN, afirmou que a instalação desse Centro mostra o compromisso da Universidade com essa causa, além de fortalecer outras iniciativas que a UFRN vem desenvolvendo nessa área. O DRDH, explicou o pró-reitor, contribui para o fortalecimento de uma rede em prol dos Direitos Humanos.

A Universidade, lembrou Cipriano, sempre esteve presente em todas as lutas pelos Direitos Humanos na cidade. E esse Centro de Referência, continuou, já começou tendo caminhado muito. “As pessoas que estão à frente já têm uma trajetória de luta”, afirmou.

O procurador geral de Justiça do RN, Manoel Onofre Neto, disse da alegria de partilhar da companhia da Universidade em diversos projetos, reforçada agora com o apoio “irrestrito” ao Centro de Referência em Direitos Humanos. “A luta não é fácil, pois falar de Direitos Humanos no Brasil não é fácil”, afirmou o procurador, que reforçou a disposição da Procuradoria de apoiar essa iniciativa.

Representante da Coordenação Nacional dos Centros de Referência em Direitos Humanos da Presidência da República, Rafael Miranda observou que o auditório lotado era um termômetro para medir o interesse das pessoas pelo tema. Ele falou da preocupação do Governo Lula e agora da Presidenta Dilma com a questão dos Direitos Humanos.

"A questão dos Direitos Humanos está sempre em evidência porque todos os dias você sai de casa e não sabe se volta para ela”, afirmou. Ele destacou ainda a necessidade de ampliar a discussão sobre o assunto para toda sociedade, pois “muitas pessoas não sabem o que significa ‘Direitos Humanos".

Rafael Miranda informou que existem no País 21 Centros de Referência em Direitos Humanos e a proposta é transformar isso numa grande rede, “um grande intercâmbio”. Tem que haver uma política de Estado para isso, defendeu Rafael.

Centro

O CRDH é um projeto de extensão da UFRN que conta com a cooperação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que visa a contribuir para o cenário de promoção dos Direitos Humanos no estado do Rio Grande do Norte através de atendimento interdisciplinar, jurídico e psicossocial e ações de Direitos Humanos nas comunidades em parceria com os movimentos sociais e o poder público.


Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.