Pular para o conteúdo principal

Conheça o perfil de uma mulher que luta pelo bem da sociedade desde cedo

Essa é a história de Melayne Macedo, coordenadora do DCE da UFRN, participante de manifestações políticas desde que tinha 14 anos.

Por Lara Paiva

São poucas as mulheres que têm a coragem de ingressar em diversos movimentos sociais, é por isso que nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Nominuto vai destacar o caso da curitibana Melayne Macedo. Ela é estudante de Ciências Sociais, coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e participante da Marcha Mundial das Mulheres.

Além disso, Melayne participou de diversos movimentos políticos que aconteceram em Natal nos últimos meses. Porém, a história dela nas manifestações sociais não começou agora. Aos 14 anos, quando ainda morava em Curitiba, ela começou a participar do Movimento Popular da Saúde, um conselho de usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) que ajuda a definir, junto com o órgão, como será a distribuição dos recursos recebidos.

A partir daí, Melayne participou da Central de Movimentos Populares e conheceu outras manifestações sociais da cidade. No entanto, ela saiu da cidade para ingressar na UFRN. “Quando entrei na Universidade, eu pensei que não ia mais participar de movimentos populares, porque eu achava que já tinha dado a minha contribuição a eles”, disse Melayne Macedo.

A estudante de Ciências Sociais explicou que o motivo de sua vinda a Natal foi para estudar cultura popular, porque ela era bastante fã do folclorista Luís da Câmara Cascudo. “Depois que comecei a realizar um estudo mais aprofundado sobre Câmara Cascudo e soube de sua visão política, eu desisti de estudar cultura popular”, comenta.

Ela disse que depois que ingressou no DCE, agora quer estudar antropologia política. “Com essa minha experiência no DCE, eu vi a necessidade de conhecer a realidade da educação brasileira”, explica.


Macedo fala que o seu foco de pesquisa é estudar a exclusão dos alunos vindos da instituição pública. A coordenadora do DCE acredita que medidas como o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) ajudaram na reestruturação das instituições de nível superior.

Para Melayne Macedo, esse tipo de programa fez com que o perfil dos estudantes das universidades tenha mudado e que estamos no período de transição. Mas, ela também não descarta a possibilidade em realizar estudos na área rural. “A gente tem um grande débito com o Brasil Rural”, lamenta.

Melayne não acredita que os movimentos sociais estejam fracos, porque estes são inconstantes e isso faz com que eles se renovem sempre. “Todo o movimento tem os seus altos e baixos. O mundo está passando por uma reconfiguração das manifestações através das mídias sociais”, explica.

Para ela, a importância tanto do DCE, quanto dos Centros Acadêmicos, para a sociedade é que eles são uma forma de ferramenta para criar melhorias tanto para os cidadãos e, principalmente, para as universidades.

Melayne acredita que a importância do Dia Internacional das Mulheres é uma forma das pessoas lembrarem-se das lutas que outras mulheres já passaram contra o machismo. Além disso, o dia é uma forma de comemorar a auto-organização da mulher, visto que elas estejam atuando em vários lugares, desde uma grande firma até um sindicato.

FONTE: NoMinuto

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.