quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

DCE põe em prática atividades para o primeiro semestre letivo de 2012

Com o início das aulas, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte já começou o planejamento para as ações de 2012, incluindo uma recepção para os alunos calouros e veteranos.

Ainda nesse início de semestre o DCE promove uma calourada que, além de festa, contará com oficinas que abordarão temas de formação política. Em seguida, haverá uma mobilização para divulgar o Congresso dos Estudantes da UFRN (CONEUF), novidade desse ano. O Congresso acontece de 29 de março a 01 de Abril, na UFRN, e tem como objetivo discutir com os alunos as pautas de luta do movimento estudantil.

Mobilidade urbana será uma das pautas de destaque nesse semestre. O DCE está lutando por mais ônibus circular e pela construção de bicicletários, para que os estudantes possam guardar suas bicicletas em segurança. Outro tema de importância é o apoio a pais e mães estudantes. 

“Mais de 10% dos alunos têm filhos e estamos lutando para conseguir a construção de fraldários e uma creche, para que esses alunos possam frequentar normalmente as aulas”, explica Armênio Britto, coordenador de Assuntos Estudantis do DCE.

A fim de gerar mais pautas e propor uma maior interação com os alunos e Centros Acadêmicos, o projeto “DCE no meu setor” terá continuidade esse ano, com atuação em todos os setores. O projeto facilita a participação de todos os alunos nas questões do DCE. “A Universidade não existe só para doutrinar. Espero que os novos alunos ingressem para desenvolver conhecimento de forma a transformar a sociedade e não se acomodar”, aconselha Armênio.